
Núcleo é formado por gestores, trabalhadores, usuários e beneficiários do SUAS, conselheiros de Assistência Social e instituições de ensino
Na última quarta-feira (23), foi reativado o Núcleo de Educação Permanente – NUEP do Sistema Único de Assistência Social do Estado de Sergipe – SUAS/SE. Composto por gestores da Assistência Social, conselhos de classes, instituições de ensino, fóruns, trabalhadores, usuários e entidades socioassistenciais, o grupo representa uma instância de consulta e assessoramento para a execução do SUAS em Sergipe, gerido pela Secretaria de Estado da Assistência Social (SEIAS).
A primeira reunião de 2022 aconteceu de forma virtual e contou com a presença das entidades: SEIAS; Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas); Conselho Estadual de Assistência Social de Sergipe (Ceas); Conselho Regional de Serviço Social (CRESS); Conselho Regional de Psicologia (CRP); Universidade Tiradentes (Unit); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Fórum Estadual dos Trabalhadores do SUAS de Sergipe (Fetsuas/SE); e também Fórum Estadual dos Usuários do SUAS.
A diretora estadual de Assistência Social da SEIAS, Inácia Brito, ressaltou a importância da retomada das atividades do Núcleo e a participação de representantes de conselheiros, trabalhadores e usuários das políticas públicas do SUAS. “Esse espaço é voltado para a construção da educação permanente. O Núcleo estava desativado há alguns anos e conseguimos retomar, neste dia, com a participação inclusive das universidades. É um marco para a nossa secretaria e para o Governo do Estado, no sentido de viabilizar mais um espaço de construção e fortalecimento do SUAS em Sergipe”, disse Inácia.
Educação Permanente do SUAS
O Núcleo visa à implementação da Política Nacional de Educação Permanente – PNEP do SUAS, destaca a gerente da Gestão do Trabalho e Educação Permanente da SEIAS, Marirôze Vilanova. “Enquanto gestão estadual do SUAS em Sergipe, o nosso empenho para a reativação do NUEP-SUAS/SE se traduz na valorização e legitimação desse espaço de participação e cooperação entre gestores, trabalhadores, usuários e beneficiários do SUAS, conselheiros de Assistência Social, e instituições de ensino, pesquisa e extensão, para a efetivação da Política Nacional de Educação Permanente do SUAS”, reforçou Marirôze.
Entre as diversas instituições interessadas pela Educação Permanente dos Trabalhadores do SUAS, esteve a Universidade Tiradentes (Unit), representada por Rony Rei do Nascimento Silva. “A Unit, por formar um contingente expressivo de psicólogos, assistentes sociais, advogados, pedagogos e demais trabalhadores das equipes técnicas, esteve diretamente contribuindo para o fortalecimento desse espaço de controle social”, conta Rony. Todos os representantes das entidades que compõem o NUEP SE-SUAS 2022 estiveram presentes na reunião. As entidades foram integradas ao Núcleo através da portaria nº 01, de 11 de janeiro de 2022.
A reunião foi marcada por um debate coletivo para a retomada da agenda do Núcleo. De acordo com a Resolução nº 06, de 13 de abril de 2016, estão entre as atribuições do Núcleo: oferta e implementação de ações e capacitação; participação social na elaboração de diagnósticos; planejamento das ações de Educação Permanente; interlocução, diálogo e cooperação entre os diferentes sujeitos envolvidos na implementação desta política; e proposição de alternativas às equipes responsáveis pela Gestão do Trabalho nas três esferas do Governo: municipal, estadual e federal.









