Secretaria de Assistência Social realiza ação alusiva ao Outubro Rosa na Casa de Caridade Ogum BeiraMar

A ação contou com a colaboração da Secretaria de Estado da Saúde (SES)

A Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) promoveu nesta segunda-feira, 30, mais uma ação alusiva ao Outubro Rosa, mês de incentivo à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama e colo de útero. A atividade foi realizada em colaboração com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e teve como público-alvo as mulheres da Casa de Caridade Ogum BeiraMar, localizada no bairro Santa Maria, em Aracaju.
 
O objetivo foi debater a importância do autocuidado, da rede de apoio e conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama. A coordenadora de Políticas Públicas para a população LGBTQIAPN+, Silvânia Sousa, destacou que esse é um espaço importante para ampliar o acesso das mulheres que também fazem parte dos grupos tradicionais e vulneráveis às informações essenciais para a prevenção. “A campanha Outubro Rosa tem a intenção de levar informação sobre prevenção, autocuidado, alimentação saudável e, além dessas práticas, estamos trazendo os serviços que oferecemos na Seasc”, contou.

A estudante de fisioterapia Flavia Laís falou da importância dessa aproximação com a comunidade e agradeceu à equipe. “A gente sabe que, além de promover a saúde, é importante promover a educação em saúde também. Essa aproximação com a comunidade, saber quais as demandas, ouvir mais das mulheres também, para quebrar um pouco mais de tabus, é o que pode nos ajudar a prevenir muitas coisas e, principalmente, a salvar muitas dessas mulheres. Agradeço em nome de toda a comunidade que faço parte por esta iniciativa”, falou.

Durante a atividade, foi realizada uma palestra sobre a relação entre alimentação e prevenção do câncer, outra sobre cuidados com a saúde, práticas integrativas para o bem-estar feminino e serviços de aferição arterial e glicemia.

Última atualização: 31 de outubro de 2023 11:08.

Pular para o conteúdo