Seasic realiza evento alusivo ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência no CER IV

Na ocasião, foram empossadas a nova presidente e vice-presidente do Conser e realizadas homenagens a pessoas que atuam na defesa dos direitos e da inclusão

A Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sergipe (Conser), realizou, na última quinta-feira, 16, no Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), localizado no bairro Capucho, em Aracaju, evento alusivo ao Dia Nacional da Pessoa com Deficiência. A programação reuniu representantes do poder público, conselheiros, profissionais da rede socioassistencial, usuários e organizações da sociedade civil.

A secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri, ressaltou o simbolismo da data e a importância da atuação conjunta entre governo e sociedade civil. “Este é um espaço de escuta e construção coletiva. As políticas públicas só avançam quando são feitas com participação, diálogo e sensibilidade. Hoje celebramos conquistas, mas, também, reafirmamos o compromisso de seguir promovendo a acessibilidade, o respeito e os direitos de todas as pessoas com deficiência em Sergipe”, destacou.

Durante o encontro, foi dada posse à nova gestão do Conser. Assumiram a presidência Deyse Xavier e a vice-presidência Rita Regina, que passam a conduzir o colegiado com o compromisso de fortalecer o controle social e ampliar o debate sobre políticas públicas inclusivas no estado.

A nova presidente, Deyse Xavier, destacou a relevância do momento e a união em torno da causa da inclusão. “É um dia de celebração e de união de forças entre o Estado, os municípios e as organizações. Nosso compromisso é fortalecer o diálogo e trabalhar por políticas públicas que garantam direitos e promovam a inclusão das pessoas com deficiência”, afirmou.

Além da posse, o evento contou com homenagens a quatro pessoas que se destacaram pela dedicação e contribuição na luta pela garantia de direitos e na promoção da inclusão social das pessoas com deficiência.  

A iniciativa reforçou o papel do Conser como instância fundamental de participação e deliberação das políticas voltadas à pessoa com deficiência, reafirmando o compromisso do Governo de Sergipe em construir uma sociedade cada vez mais justa, inclusiva e acessível.

Última atualização: 17 de outubro de 2025 10:14.

Acessar o conteúdo