Seasic marca presença na reinauguração do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTQIAPN+

O espaço traz de volta um local de acolhimento para as pessoas da comunidade

Fotos: Verônica Rodrigues

Na última quarta-feira, 10, a Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) marcou presença na reinauguração do Centro de Referência em Direitos Humanos LGBTI+, localizado na Casa dos Conselhos. O espaço é gerido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), sendo apoio à comunidade LGBTQIAPN+ no estado.

A Seasic, por meio da coordenadoria de atenção à população LGBTQIAPN+, que trabalha em prol da comunidade, tem o centro como um instrumento fundamental de gestão seguindo as diretrizes das políticas públicas existentes no estado. 

O coordenador de políticas públicas para a população LGBTQIAPN+, Jonathan Santos, destacou a importância desse espaço de apoio à equipe de multiprofissionais. “Nesse momento de reinauguração do Centro de Referência LGBTI+, temos mais um avanço da política pública de segurança, aqui, em nosso estado, com um serviço qualificado para o atendimento psicossocial e jurídico da população LGBTQIAPN+”, enfatiza. 

Na oportunidade, ainda foram apresentados os serviços oferecidos, a exemplo das capacitações para agentes de segurança pública, busca ativa de pessoas da comunidade nas ruas, emissão de carteiras de identidade social, entre outros. Com isso, o Governo do Estado reforça o comprometimento em garantir a inclusão e o direito de todos.

O psicólogo do centro, Welder da Silva Rolo, aponta a importância que o espaço tem em assegurar os direitos. “O Centro de Referência é mais um local no qual as pessoas encontraram apoio psicológico, o assessoramento jurídico e a assistência social, estes que são mecanismos de segurança e uso dos seus direitos. E mais uma vez nós lutamos e registramos que as vidas das pessoas do grupo LGBTQUIAPN+ importam”, destaca.

Além disso, o defensor público do Estado Sérgio Barreto Morais, que estava presente no evento, também ressaltou como as medidas realizadas pelo centro são relevantes para o estado. “É um momento revestido de muita importância, porque este é um espaço humano de promoção às pessoas LGBTs. Com isso, é o momento de avançar nesse processo civilizatório, olhando para frente sem preconceito, sem discriminação, porque ninguém pode ser diminuído pelas suas escolhas existenciais ou pelas suas valorações morais”, conclui.

Fotos: Verônica Rodrigues

Última atualização: 15 de julho de 2024 08:51.

Pular para o conteúdo