Saúde da População Negra é tema da reunião ordinária do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial na Seasic

Encontro contou com a participação de representantes da Coordenação de Atenção à Saúde da População Negra do Governo Federal

Fotos: Irla Costa

Aconteceu na manhã desta quarta-feira, 14, a reunião ordinária do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (Cepir). Como item de pauta, a saúde da população negra esteve no centro das discussões. O encontro foi realizado no auditório da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic) e contou com a mediação da Diretoria de Inclusão e Direitos Humanos.

Durante a reunião, o Conselho de Promoção da Igualdade Racial e a Seasic receberam representantes do Ministério da Saúde para apresentação da Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN). Na ocasião, os conselheiros conheceram os detalhes da PNSIPN e a importância de construir políticas públicas para solucionar os problemas enfrentados por essa parcela da população.

“A política de saúde integral da população negra estabelece algumas diretrizes e dentre elas está a participação social e o controle social, por isso é tão importante esse diálogo com o conselho, que tem a participação do governo estadual e da sociedade civil. Para a promoção da igualdade racial, a saúde da população negra é uma ação antirracista e estratégica no combate ao racismo”, declarou o assessor técnico do Ministério da Saúde, Sergio Pedro da Silva.

Já a vice-presidente do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial e representante do Coletivo Hecta, Lina Dele Nunes, destacou a relevância da ação do Ministério da Saúde e a Política de Saúde Integral para a População Negra em reconhecer a necessidade da tomada de consciência, levando em consideração as necessidades do povo.

“É um momento importante para nós que compomos o Cepir Sergipe ser convocados para essa movimentação, pois há décadas o movimento negro, em conjunto com outros movimentos sociais, vem construindo junto ao Ministério da Saúde políticas públicas e pautas imprescindíveis. Saliento que precisamos avançar, retomar alguns pontos importantes que estão estagnados e dar o start em outros”, relatou a conselheira. 

Ao longo do debate, o representante do Território Quilombola Morro dos Negros, conhecido como Maloca, em Aracaju, Irivan de Assis, classificou o debate como fundamental, pois é um tema recorrente à militância e representa um avanço positivo no combate às desigualdades em saúde que acometem a população negra.

Última atualização: 15 de agosto de 2024 11:38.

Pular para o conteúdo