População de Malhada dos Bois recebe o Programa Ciranda Sergipe

Nesta primeira fase, o programa visitará os 14 municípios do baixo São Francisco

O município de Malhada dos Bois, no baixo São Francisco, recebeu o Programa Ciranda Sergipe na segunda-feira, 23. O Programa é coordenado pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc) e busca promover a inclusão social, fortalecer a política do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e resgatar a dignidade das famílias sergipanas em situação de vulnerabilidade.

Nesta primeira etapa, os técnicos da Seasc se dividem em grupos e seguem pelas ruas do município colhendo dados da população, enquanto outra parte da equipe recolhe e visita os espaços geridos pela gestão municipal. Esse material é transformado em um diagnóstico detalhado que aponta as potencialidades e necessidades daquela localidade para que posteriormente sejam elaboradas políticas públicas, ações e projetos.

A secretária de Estado da Assistência Social e Cidadania, Érica Mitidieri, frisa que esta primeira etapa do Programa busca oferecer às gestões municipais uma análise mais profunda sobre a percepção e necessidades da comunidade. “Essa é uma escuta importante para avançar nas políticas públicas em nosso estado. Estamos ouvindo a gestão e a população para criar um diagnóstico real do que nossa gente precisa, para que tanto o Estado quanto o município ofereçam serviços mais efetivos. A luta é grande, não vai ser fácil, mas estamos trabalhando ainda mais por mais desenvolvimento”, falou a gestora.

Agente de saúde dos povoados Tabocal e Peixoto, Valter Santos afirma que esse trabalho de parceria entre as secretarias, como a saúde e assistência social, é fundamental para assegurar qualidade de vida da população. “São secretarias que não se dividem, têm que trabalhar junto para conseguir trazer melhorias para a população. Por exemplo, o agente comunitário de saúde visita as casas todos os dias, tem conhecimento das necessidades das pessoas. Quando a gente pega esse conhecimento e leva até a Assistência Social, podemos resolver o problema de uma pessoa que esteja necessitando de algo”, analisa.

Ele ainda agradeceu a visita da secretária e afirmou que este é um programa que traz esperança. “É a primeira vez na história do nosso município que recebemos a visita da primeira-dama, e essa iniciativa traz para a gente esperança de dias ainda melhores para nossa população. A gente está vendo um estado mudando, está melhorando muito”, falou.

Moradora do Povoado Tabocal, Lindaura Dias, de 77 anos, se mostrou animada com o Programa e falou sobre a necessidade de ampliar os espaços de empregabilidade para os jovens e para a comunidade. “Achei muito bom, nunca esperava essa visita em minha casa e peço que venham outras vezes. É importante mesmo!”, disse.

Esta é a terceira localidade contemplada pelo Ciranda Sergipe, que visitará, inicialmente, os 14 municípios do baixo São Francisco.

Última atualização: 24 de outubro de 2023 10:40.

Pular para o conteúdo