Jovens do Santa Maria participam de oficina de Moda promovida pelo Governo e Unit

Aulas já se iniciaram com a participação de jovens selecionados pelo CRAS da localidade

Foto: Pritty Reis

Junto com o mês de novembro, tiveram início as aulas do Projeto ‘Inventa Moda’, realizado em parceria pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit) e a Universidade Tiradentes (Unit), com o intuito de fomentar o desenvolvimento de habilidades de criação e incentivar o estudo através da Moda, junto à juventude do Bairro Santa Maria. As inscrições foram realizadas no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) da localidade, onde 15 jovens foram selecionados para participar da primeira edição do projeto, que inclui a realização de dois encontros presenciais por semana na Unit, até meados de dezembro.

Kian Lemos, referência técnica de Juventude da diretoria de Inclusão e Direitos Humanos da Seit, destaca que o projeto surgiu da necessidade de incluir a juventude periférica em áreas de acesso mais difícil, como é o caso da Moda. “O projeto visa ampliar as oportunidades em áreas de conhecimento que são requisitadas por esses jovens, porém, às quais eles dificilmente têm acesso. Além disso, é uma possibilidade de, através do estudo, inseri-los no mercado de trabalho, posteriormente”, disse.

De acordo com Geisy Santos, uma das estagiárias selecionadas para acompanhar o projeto, as aulas acontecem àss terças e quintas-feiras, das 14h às 18h, atrelando teoria e prática a cada encontro. “Nos primeiros dias, nós explicamos o processo de tingimento têxtil, sobre as fibras têxteis e o processo de fabricação da fibra, depois ensinamos técnicas de tie dye, que é uma técnica de tingimento, e durante esta semana serão apresentadas à turma algumas técnicas de costura e processos de modelagem”, revelou.

Os alunos estavam atentos a cada explicação, a exemplo de Carlos Eduardo dos Santos, morador do Conjunto Valadares. “Estou aprendendo muito. Sempre gostei de moda. Quero aplicar na minha vida, não só para poder escolher adequadamente o que vestir, mas também para aprender a costurar, para fazer minhas roupas”, comentou. Para Alana Amaral, moradora do Santa Maria, o curso traz a possibilidade futura de inserção no mercado de trabalho. “Nós fazemos parte de uma comunidade periférica, então esse curso é um meio de a gente ganhar dinheiro, porque aprender a costurar pode nos proporcionar isso. Eu estou amando esse curso porque elas explicam bem e porque a gente não tinha acesso a esse tipo de aula”, ressaltou.

Érica de Alcântara também mora no bairro Santa Maria e é aluna desta primeira turma. Para ela, o conhecimento abre portas e amplia horizontes. “Sempre me interessei em aprender corte e costura, no geral, e sempre gostei de coisas que envolvam a moda. Quero aprender porque, além de gostar, pode ser ainda uma possibilidade de emprego depois. Estou aprendendo muitas coisas novas e também tirando dúvidas sobre coisas que eu já sabia, mas que não tinha tanta certeza. Esse curso nos ajuda a abrir a mente, a conhecer mais coisas sobre vários assuntos relacionados à moda. Está sendo muito bom”, opinou.

A seleção dos alunos para o curso foi feita pela equipe do CRAS. A realização das oficinas está acontecendo nas dependências do laboratório de moda da Unit, com carga horária total de 60h. Além das oficinas, o projeto objetiva a promoção do empoderamento da juventude da periferia, o estímulo à economia criativa e ao empreendedorismo local.

Fotos: Pritty Reis

Última atualização: 6 de novembro de 2019 18:08.

Pular para o conteúdo