Publicado em 21 de maio de 2019 às 19:25.

INDIAROBA | Seit e prefeitura capacitam Rede Socioassistencial no município


Em Indiaroba, a administração municipal buscou a integração e promoveu a capacitação das equipes que atuam na área da Assistência Social nas secretarias de Inclusão Social, Saúde e Educação. Esse foi o objetivo do I Seminário de Formação da Rede Socioassistencial do Município de Indiaroba, realizado no auditório do Sesc Ler, com a participação da secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Seit), que fez a abertura do evento através de palestra sobre o envolvimento das equipes de atendimento continuado da população.

Segundo a coordenadora de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) na Seit, Lara Cíntia, o seminário possibilitou a articulação de redes, discutindo o ‘fazer’ da assistência social e as suas ofertas para a população, como política pública de direito. “E na articulação é importante trabalhar com Saúde, Educação, Assistência, Ministério Público, para que ela possa atuar nesse processo de viabilização de direitos”, explicou Lara. À tarde, houve uma capacitação focada nas equipes, e a equipe da Seit foi reforçada pela assistente social Carem Santana, técnica de Referência do PAIF (Serviço de Atendimento Integral à Família) e a psicóloga Andréa Dória, gerente de Proteção Social Básica.

O prefeito do município, Adnaldo do Nascimento, e sua equipe de secretários pretendem conectar todos os servidores que atuam nas políticas públicas de Assistência Social em Indiaroba. “Nós estamos cada dia mais convictos de que a articulação entre esses setores é que vai fazer com que a gente tenha criança menos vulnerável, uma família inscrita no ‘Bolsa Família’ mais consciente de que precisa se capacitar, de buscar gerar renda para sair do programa, tendo sua autonomia. E nós estamos em um momento em que o país atravessa dificuldades e a parceria estratégica com a Seit é fundamental, na troca de experiência, na parceria em busca de recursos, para que a gente possa fortalecer os instrumentos locais, contanto com o apoio tão importante que é o da Secretaria”, disse o prefeito.  

Segundo Silvia Alexandre, secretária Municipal de Inclusão e Desenvolvimento Social, participaram do seminário assistentes sociais, agentes de saúde, enfermeiros, professores, coordenadores, psicólogos, conselheiros tutelares, membros do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), de sindicatos e da Colônia de Pescadores. “Para fazer essa atualização com a rede, para que cada um conhecesse seu papel e buscasse trabalhar da melhor forma com a comunidade, a gente necessitava de uma capacitação e trazer um técnico. Então nós pensamos nessa parceria com a Seit, e fomos muito bem atendidos, a secretária [Lêda Couto] foi muito gentil, disponibilizando três técnicas capacitadas para que pudessem dar essa capacitação para a gente e fortalecer a rede aqui no município”, pontuou.

Agente comunitária de saúde, Maria dos Santos avaliou positivamente o encontro. “É esclarecimento, principalmente para os funcionários, para passar para a população. Sempre que a gente vem para esses seminários, é bom. Fortalece nosso trabalho e ajuda a comunidade”. Também da Secretaria Municipal de Saúde, Isis Silva achou válida a iniciativa. “Apesar de estar na política [de Assistência Social], a gente precisar gerar praticidade para todo esse processo e a técnica da Seit está tocando pontos cruciais. Eu que sou assistente social, tenho mais facilidade, já tenho um vínculo e estabeleço uma relação harmoniosa com todos da rede, mas às vezes sinto alguns profissionais, até da área da Saúde, meio soltos”, afirmou.

Também estiveram presentes no I Seminário de Formação da Rede Socioassistencial, o vice-prefeito Marcos Lima; os secretários municipais Marcelo Leite [Administração], Ginaldo Lessa [Educação], Valmir Ferreira [Saúde], Thacio Martins [Infraestrutura]; os vereadores Alieljo Francisco e Irene Nascimento.

| Fotos: Fernando Augusto.