Idosos do Espaço Cuidar do Bugio e do SAME comemoram 70 anos da entidade

O grupo de idosos ‘Caminhando com a Melhor Idade’, do Espaço Cuidar do Bugio, participou da celebração do aniversário de 70 anos do Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição – Same, na última quarta-feira, 07. Em visita à sede da entidade, o grupo envolveu a todos os residentes com apresentações de dança twist, samba de roda, pisadinha e carimbó, além de festejar a existência da entidade com muito carinho e bolo de aniversário.

Segundo a assistente social Jussara Santos, que coordena o grupo e o Espaço Cuidar, a intenção da visita é somar as alegrias, experiências e vivências. “O SAME está na melhor idade, esses 70 anos foram muito bem vividos. Nós viemos com a alegria do nosso grupo social para preencher um pouco mais este espaço. É gratificante ver os idosos felizes, pois sabemos que todos têm problemas e dificuldades, mas tentamos fazer com que eles possam sentir que família não é só de sangue, basta chegar com amor”, destaca.
Dona Ilda, de 72 anos, é uma das integrantes do Grupo Caminhando com a Melhor Idade, e conta que as visitas aos lares de idosos são realizadas com frequência pelo grupo. “É muito importante que a gente venha aqui visitá-los, principalmente em datas comemorativas. Já viemos, pelo menos, dez vezes. Tem idoso que vive aqui e a família não liga pra saber como está, e eles precisam de carinho, como todo mundo. Eu gosto muito de participar deste grupo, pois nos sentimos como uma grande família”, conta.
Uma das idosas que vivem no SAME é a senhora Maria Cristina de Jesus. No alto dos seus 92 anos, ela revela que esses momentos de interação fazem a diferença na vida dos moradores do Lar. “Estou achando tudo muito bonito. É uma felicidade receber todo mundo aqui alegre, contente e satisfeito. Gosto muito quando tem visitas. Hoje mesmo está sendo uma maravilha. Gostei muito de participar desta festa, esses momentos são muito importantes para nós”, disse.

O diretor-presidente do SAME, Diacono Antônio Costa Almeida, conta que a entidade abriga 60 idosos, atualmente. “Queremos agradecer ao grupo Caminhando com a Melhor Idade por mais essa participação. Colocamos toda a nossa estrutura para atender aos irmãos da melhor idade, que nessa vida acumularam tanta sabedoria e realizações, e hoje merecem uma vida mais tranquila, merecem poder passear e dançar, assim como faz o grupo do Bugio. Para isso, oferecemos cuidados pessoais, fisioterapia, musicoterapia, massoterapia, assistência médica e social. Fazemos eventos regulares, como bingos e danças, para garantir a qualidade de vida dos nossos idosos”, disse o diretor.

O grupo Caminhando Com a Melhor Idade existe há três anos e reúne 54 idosos semanalmente, no Espaço Cuidar Bugio. A unidade é um braço da secretaria de Estado da Inclusão Social junto à comunidade local, proporcionando atividades todas as terças e quintas-feiras para os idosos da região, como aulas de dança, de canto, missas e passeios; além de palestras, filmes, rodas de conversa, além da promoção de visitas externas às quartas-feiras.
|Fotos: Pritty Reis