Governo do Estado assina convênio para construção de nova sede do Lar de Idosos de Simão Dias

O Lar de Idosos São Francisco de Assis, no município de Simão Dias, terá uma nova sede. O Governo do Estado de Sergipe, por intermédio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (Seit), assinou na noite da última terça-feira, 11, convênio com a Prefeitura de Simão Dias e com o Conselho Estadual dos Direitos de Proteção ao Idoso para a construção e estruturação da nova sede da unidade asilar, que tem a previsão para ficar pronta até o fim deste ano.
Na assinatura do convênio, o município de Simão Dias cedeu o terreno onde a unidade ficará localizada, o Governo do Estado entrou com recursos de cerca de 350 mil reais para construção e estruturação do espaço, e o Conselho Estadual dos Direitos de Proteção ao Idoso entrou também com recursos de cerca de 350 mil reais por meio do Fundo Estadual dos Direitos e Proteção do Idoso (Fundeproi).
Da reforma à construção
O governador do Estado, Belivaldo Chagas, explicou que, após avaliação estrutural do antigo prédio do Lar de Idosos, se tornou mais viável a construção de uma nova sede, ao invés da reforma do espaço já existente. “É preciso tratar com respeito e dignidade os idosos. Após a avaliação da Prefeitura, mudamos a proposta de reforma do antigo prédio para construção de um novo. O município de Simão Dias fez a devida devolução dos recursos que haviam sido destinados anteriormente, ajustamos toda a documentação junto à Seit e fizemos esse novo convênio juntamente com o Conselho Estadual do Idoso, que não mediu esforços e foi buscar recursos do Funcep para que a obra pudesse ser realizada”, disse Belivaldo.

Para a secretária de estado da Inclusão Social, Leda Lúcia Couto, a construção do novo espaço só foi possível graças às parcerias firmadas. “É uma satisfação imensa estar em Simão Dias e poder assinar esse termo de convênio que, com certeza, melhorará muito a qualidade de vida das pessoas idosas da região. Agradeço a parceria que o Governo do Estado firmou com a Prefeitura de Simão Dias e, também, a parceria que temos com o Conselho Estadual de Promoção dos Direitos da Pessoa Idosa. Juntos, somamos esforços para esta conquista”, destacou Leda.

Proteção ao Idoso
A obra será acompanhada pelo presidente do Conselho Estadual dos Direitos de Proteção ao Idoso, Manoel Durval. “Somando aos recursos do Fundeproi, conseguimos fazer com que a reforma se transformasse em um novo projeto, que trará grande melhoria para o município. Para nós, a instituição será um cartão de visita. Acompanharei a obra de 15 em 15 dias. Nossa esperança é que no final do ano estejamos com a construção pronta”, disse Durval.
O prefeito de Simão Dias, Marival Santana, ressalta a sensibilidade do Estado para a população idosa do município. “A assinatura desse convênio reflete a contribuição do Governo do Estado com os idosos da nossa região. A reforma do espaço não foi possível e, em parceria com o Conselho da Pessoa Idosa, conseguimos aumentar o valor dos recursos para então construir um novo asilo para os idosos que tanto necessitam de um lar”, enfatizou Marival.
Outras ações
Ainda dentro das solenidades realizadas no município de Simão Dias, na última terça-feira (11), o governador, Belivaldo Chagas, também fez a entrega de 380 títulos de propriedade e regularização fundiária; inaugurou às obras de duplicação da Avenida João Antônio de Santana — que faz parte da Rodovia SE-270); assinou ordem de serviço para construção de ponte no Povoado Jacaré; e assinou a ordem de serviço para autorização da licitação para a reforma do Ginásio de Esportes.
|Fotos: Pritty Reis