O objetivo é entender a realidade local, necessidades e anseios para aprimorar a atuação das gestões estadual e municipal

O Governo de Sergipe tem trabalhado para fortalecer a parceria entre a gestão estadual e municipais. Esse trabalho é realizado por meio de visitas e escutas ativas com o povo sergipano. O programa itinerante ‘Sergipe é aqui’ vem se consolidando como um espaço de construção dessa relação mais próxima com a população.
Focados e comprometidos com esse propósito, a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seasc), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo (Seteem) e a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres de Sergipe (SPM), realizou uma roda de conversa com associações e cooperativas que fazem parte de povos tradicionais do município de Riachuelo, nesta sexta-feira, 20, durante a 13ª edição do ‘Sergipe é aqui’.
A diretora de Produção Inclusiva e Cidadania da Seasc, Karine Machado, explicou que o objetivo é entender a realidade local, identificar suas necessidades e anseios para aprimorar a atuação das gestões estadual e municipal. “Como trabalhamos com o mesmo público, mas de perspectivas diferentes, nos reunimos para compreender suas potencialidades e a realidade do município”, falou.
A trabalhadora rural Tamires de Carvalho Graça afirmou que o encontro auxilia no reconhecimento e valorização da profissão. “Ajuda a ter mais reconhecimento e dá espaço pra gente falar a dificuldade de cada um do dia a dia. É bom pra gente, que trabalha na agricultura”, contou.
Durante o ‘Sergipe é aqui’, a Seasc também divulgou e forneceu informações sobre o Programa Mão Amiga. O município de Riachuelo é contemplado na modalidade Mão Amiga Cana-de-açúcar desde 2012.
Técnica do Mão Amiga, Maria Alta destacou que o programa traz um impacto importante para a localidade. “É um impacto significativo! Tivemos, este ano, 75 pessoas beneficiadas, isso significa R$ 75 mil investidos aqui no município, levando em consideração que esse período de entressafra é o período em que eles ficam sem sua principal fonte de renda”, disse.
Atualmente, a equipe da Seasc está concluindo a triagem e a coleta das inscrições do Mão Amiga Bacia Leiteira nos sete municípios do alto sertão. Esta é a segunda etapa da edição de 2023.


