Dia Mundial da Alimentação é comemorado com ações de conscientização e orientações nutricionais


Secretaria da Inclusão Social realiza programação especial nos seus equipamentos socioassistenciais até o dia 22 de outubro

Neste 16 de outubro, Dia Mundial da Alimentação, a coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da secretaria de Estado da Inclusão, Assistência Social e do Trabalho (CSAN/Seit) recebeu servidores e visitantes com a oferta de lanche saudável, avaliação antropométrica, teste glicêmico, dinâmica e o plantio de uma muda de acerola. As atividades integram a programação preparada para a Semana da Alimentação Saudável, que se iniciou na última segunda-feira, 14, com atividades na Casa de Passagem; e seguiu na terça, com palestras na Universidade Federal de Sergipe – UFS de Lagarto e no SESC.

Nesta quarta-feira, a programação foi na sede da SEIT e no Restaurante Popular Padre Pedro e, até o próximo dia 22, passará pelos Espaços Cuidar do Bugio e do Santa Maria, e pelos Abrigos Estaduais Regionais de Carmópolis e Frei Paulo. Segundo a nutricionista e coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da Seit, Tatiana Canuto, a programação visa incentivar a reflexão sobre a alimentação pelos diversos públicos atendidos pelos equipamentos sociais da Secretaria.

“Em 16 de outubro, é mundialmente comemorado o Dia da Alimentação, um dia em que a gente pode refletir sobre a alimentação saudável e sobre a fome. Então, pensamos numa programação que pudesse abarcar tudo isso. É uma semana intensa. Nos próximos dias visitaremos nossos equipamentos para fazer o plantio de árvores frutíferas e conversar sobre a importância da alimentação adequada”, afirmou.

“Alimentação saudável é sinônimo de saúde”, destacou a secretária de Estado da Inclusão Social, Lêda Lucia Couto. Ela, que realizou o plantio da muda de acerola no jardim da Seit, também é médica, e destacou a importância de a segurança alimentar ser pautada constantemente dentro das políticas públicas. “Sabemos a importância da alimentação saudável. Por isso, é fundamental reafirmar, nesse momento de comemoração mundial do Dia da Alimentação Saudável e segura, que temos na SEIT uma diretoria muito atuante, que reforça recorrentemente, através de ações, a necessidade de todos terem acesso a esse tipo de alimentação”, pontuou.

As pessoas que participaram da ação também puderam realizar o teste glicêmico, aplicado pelos alunos da Liga Acadêmica de Nutrição e Diabetes da UFS. A nutricionista e preceptora da Liga, Gabrielle Barbosa de Carvalho, destacou a importância de fazer o monitoramento da glicemia, diante da relação direta existente entre a má alimentação e várias doenças, inclusive o diabetes. “É uma doença que está crescendo no mundo. De acordo com as estatísticas, cerca de 40% da população mundial terá diabetes em breve, então, é de extrema importância a gente fazer esse evento, trazendo o monitoramento da glicemia, que é um teste muito importante, porque, se indicar alguma alteração, a pessoa pode buscar encaminhamento médico, para fazer o acompanhamento”, disse.

Fotos: Fernando Augusto

Última atualização: 16 de outubro de 2019 16:03.

Pular para o conteúdo