DIA DAS MÃES | Seit incentiva cuidados com a alimentação saudável na Feira da Agricultura Familiar

Foto: Pritty Reis

Era bem cedinho da manhã e a secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Seit) já recebia consumidores para a Feira da Agricultura Familiar, que acontece quinzenalmente no órgão [nas quintas-feiras alternadas, no Parque da Sementeira]. Na Feira, cerca de 20 pequenos produtores certificados de diversos municípios comercializam produtos orgânicos, saudáveis e sem agrotóxicos, direto da horta para o consumidor. Em celebração ao Dia das Mães, comemorado no domingo, 12, foram entregues às produtoras rurais, lembrancinhas com frases motivacionais e sobre saúde alimentar.

Para a agricultora Geane Andrade, a lembrança foi uma bela surpresa. “Eu não esperava. Esse presente mexeu comigo, porque sentimos que alguém lembrou de nós. Fazemos os produtos com muito carinho até chegar aqui. Nós, que somos mães e avós, entendemos a importância desse dia. E sabemos também a importância de cuidar da alimentação. A gente fica muito feliz por realizar o nosso trabalho aqui e só tenho a agradecer por esse espaço, que é nossa fonte de renda”, disse a produtora, que no município de São Cristóvão, tem 40 anos de agricultura familiar.

A bióloga Telma Menezes frequenta a feira desde o início, há nove anos, e avalia que o cuidado com a produção dos alimentos reflete na saúde dos consumidores. “Esta Feira é fundamental para a nossa qualidade de vida. Nós temos que cuidar da nossa saúde e isso passa pelos alimentos. Deixar de consumir produtos com agrotóxicos é priorizar a nossa saúde e de nossa família. É uma questão de mudança de comportamento que, atualmente, é muito mais simples de se conseguir. O ideal é prevenir para não precisar remediar”, opina a moradora do bairro São José.

Agricultora há 25 anos, Élida Rosa Vieira revela um pouco dos cuidados com o plantio dos alimentos orgânicos. “Preparamos diversos tipos de adubação orgânica, utilizando produtos naturais que tiramos do próprio terreno. Para fertilizar e impedir insetos, nós utilizamos, por exemplo, o caldo da mamona, que traz excelentes resultados. Eu planto tomate, cebola, pimentão, vagem, e folhagens variadas. Tudo de forma orgânica. O benefício vem para a saúde de nós mesmos, agricultores, que consumimos esses produtos, como também vem para o cliente, através dos alimentos de qualidade que nós trazemos. São remédios naturais”, disse a produtora do município de Areia Branca.

As próximas edições da feira acontecerão nas quintas-feiras 16 (Sementeira, 16h) e 23 de maio (Pátio da Seit, 06h). A Feira de Agricultura Familiar foi criada em 2010 pela coordenadoria de Segurança Alimentar e Nutricional da Seit, em parceria com a Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Ministério da Agricultura. São beneficiadas cerca de 500 famílias que vivem do campo em todas as regiões de Sergipe. Os produtos vendidos na Feira possuem certificado de produção orgânica emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, que assegura a qualidade orgânica dos produtos.

Última atualização: 10 de maio de 2019 17:12.

Pular para o conteúdo