Publicado em 29 de julho de 2019 às 17:42.

Defesa Civil Estadual emite relatório técnico sobre quadras escolares de Estância


Após vistoria, Depec afirma, em Relatório Técnico final, que não há instabilidade, mas recomenda conclusão das obras

Foto: Alana Molina/ASN

Após a vistoria feita nos canteiros de obras de quadras poliesportivas nas escolas municipais Maria Isabel Carvalho Nabuco D’ávila e Zarria Gabriel Jasmim, em Estância, no último dia 7 de junho, o Departamento Estadual de Proteção e Defesa Civil – Depec emitiu relatório final, indicando não haver instabilidade nas estruturas metálicas já executadas.

A equipe de engenharia da Defesa Civil recomenda, contudo, a contratação de uma avaliação técnica de projeto (ATP) para verificar os materiais utilizados e concluir, com exatidão, a necessidade do emprego de elementos adicionais ao projeto original. Na vistoria, realizada em parceria com a Defesa Civil Municipal, o engenheiro civil da Depec, José Roberto de Oliveira afirmou que, visualmente, não foram identificados deslocamentos na estrutura.

Foto: Alana Molina/ASN
Foto: Alana Molina/ASN

“Porém, não detectamos, nem na obra nem no projeto, os elementos de contraventamentos do tipo ‘mão francesa’ entre as terças e os arcos – que seriam importantes para melhorar a estabilidade longitudinal da estrutura. Para uma avaliação conclusiva das estruturas parcialmente executadas, é importante a contratação de uma avaliação técnica de projeto”, recomentou.

A Defesa Civil afirma, ainda, no relatório técnico, que as estruturas descobertas nas obras paralisadas comprometem a durabilidade dos materiais, e recomenda que a obra seja continuada até a sua conclusão. “As estruturas metálicas das quadras parcialmente descobertas e as obras paralisadas podem acelerar o processo de corrosão dos elementos, podendo em médio prazo, comprometer suas estabilidades estruturais, se não forem adotadas as devidas manutenções preventivas”, alerta o engenheiro da Defesa Civil Estadual, José Roberto.