Seit assina cessão de caminhão-baú refrigerado a cooperativa de agricultores em Geru
Mais uma comunidade agrícola encontra a possibilidade real de ampliar sua geração de renda. No Assentamento Espírito Santo, localizado no povoado Tabuleiro (Tomar do Geru), o Governo de Sergipe assinou a cessão de uso de mais um veículo, que vai facilitar o escoamento da produção da Cooperativa dos Agricultores de Tomar do Geru. O governador Belivaldo Chagas, a vice-governadora Eliane Aquino e a secretária Lêda Couto fizeram a entrega das chaves do caminhão-baú refrigerado a André Leonor dos Santos, presidente da Coopergeru, na última segunda-feira, dia 20.
Segundo André, serão beneficiadas 57 famílias de cooperados, que produzem, principalmente macaxeira e laranja pêra, mas também mamão havaí, maracujá e hortaliças, entre outros produtos. O principal canal de escoamento da produção é o mercado do Augusto Franco, mas o grupo mantém parcerias com os municípios de Geru e Tobias Barreto, fornecendo para a alimentação escolar. “A visão da cooperativa é crescer, para gerar renda para mais pessoas. Até agora, transportávamos os produtos de Montana, fazendo mais de uma viagem. Vai melhorar depois de hoje. Começamos vendendo duas caixas de mamão, em 2018. Em 2019, já são 60 caixas, algo em torno de 1.500 a 2.000 kg de mamão por semana. A gente agradece muito ao governo do Estado”, disse o produtor rural.
Aprovada pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), a cessão tem como finalidade implementar o atendimento aos agricultores, por meio da prestação gratuita de serviços sociais, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), e atividades correlatas. Oriundos do extinto PAA Leite, 12 caminhões (5 caminhões-tanque e 7 caminhões-baú) já foram cedidos pela secretaria de Estado da Inclusão, da Assistência Social e do Trabalho (Seit), para favorecer a Inclusão Produtiva dos pequenos produtores sergipanos.
“Eu fico feliz em chegar aqui e ser bem recebido e, principalmente, poder trazer esse benefício para esses agricultores. Afinal de contas, é preciso cuidar da Agricultura do nosso estado. Nós temos o projeto Dom Távora e tantos outros, que precisam ser fortalecidos. Temos que analisar também o que cada indústria precisa e tentar alinhar com a produção da agricultura local. Essa preocupação a gente ouve de quem entende e tenta colocar em prática. Por isso, vamos sempre ouvir os agricultores, as entidades, no intuito de levar o desenvolvimento para as regiões, e renda para a população”, disse o governador Belivaldo Chagas.
A vice-governadora Eliane Aquino ressaltou a importância do veículo para o fortalecimento da agricultura familiar. “Eu sei o valor que esse caminhão vai ter na vida de vocês e eu quero muito que o trabalho melhore. Em toda a minha experiência na Assistência Social, o lugar em que tive mais felicidade foi exatamente no fortalecimento da agricultura familiar, porque sei o que significa para cada homem e cada mulher, cada produtor rural ganhando seu dinheiro, vendendo o seu produto e melhorando sua vida. Se nós tivermos a capacidade de conseguir melhorar a vida de vocês, com isso, todos nós ganhamos”, ressaltou Eliane.
Destacando os esforços para viabilizar a cessão do caminhão, a secretária Lêda Couto reafirmou o compromisso da Seit com os agricultores familiares e a comunidade do assentamento. “Foi uma luta muito grande para conseguirmos fazer essa cessão, e quero fazer justiça também ao deputado Zezinho Sobral, que no período que em esteve à frente da pasta, se esforçou para trazer esse veículo. Portanto, é o momento de início de um novo ciclo. A gente tem que se preocupar com a questão da produção, logística, mas também da garantia da regularidade de escoamento dos produtos. Por isso, a Seit vai estar junto com vocês no que precisarem”, destacou Lêda.
|Fotos: Pritty Reis