Comunidade da Mussuca recebe alimentos e testagem para Covid-19 através do Governo de Sergipe e UFS
Ação é realizada em comunidades tradicionais do estado, através de parceria entre VGE, SEIAS, UFS, SES, Codise e Grupo Maratá

Dando continuidade às ações em comunidades tradicionais e quilombolas de Sergipe, nesta terça-feira (24), foi a vez da Mussuca, localizada no município de Laranjeiras, receber as equipes do Governo de Sergipe e da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Através da campanha Solidarize-SE, desenvolvida pela Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (SEIAS), foram distribuídos 100 kits de alimentos a partir de doações do Grupo Maratá. Além disso, foram realizados 100 exames de antígeno Sars-CoV-2, 100 de anticorpos IgG e IcM, além de aferição de pressão e glicemia, através da UFS, em parceria com Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Companhia de Desenvolvimento Industrial e de Recursos Minerais de Sergipe (Codise).

Para a vice-governadora Eliane Aquino, uma das principais articuladoras dessa ação integrada, é necessário que a proteção social, que tem como tripé Saúde, Educação e Assistência Social, seja ofertada de fato à população que mais precisa, sobretudo em um momento de pandemia. “Nós precisamos colocar os pés nas comunidades para saber das necessidades, e é por isso também que estamos aqui. Para além desta união de esforços pela saúde da população quilombola de Sergipe, precisamos entender quais as outras carências do povo dessas comunidades”, explicou a vice-governadora, que esteve presente na ação.
O coordenador da Força Tarefa Covid 19 da UFS, professor Lysandro Borges, explica que a testagem para Covid-19 tem o intuito de mapear o comportamento da propagação do vírus entre as comunidades quilombolas para que, de acordo com os resultados, possam ser traçadas estratégias e políticas públicas para enfrentar a disseminação da doença. “Através da testagem, temos percebido que poucas pessoas estão com o vírus em sua forma aguda no organismo, e muitos já desenvolveram anticorpos da COVID-19. O perfil das testagens está muito semelhante ao do Estado como um todo, que tem apresentado queda no número de casos”.

A maior parte da população atingida pela Covid-19 é preta, segundo o estudo do Núcleo de Operações e Inteligência em Saúde, grupo da PUC-Rio. Isso acontece porque os negros são maioria entre as pessoas que não puderam ficar em casa mantendo o isolamento social. De acordo com a secretária municipal de políticas promoção da igualdade racial Sandra Sena, o município de Laranjeiras tem 80% da população negra e destaca que ações como esta são importantíssimas. “Quando soubemos que a força tarefa passaria pela Mussuca, pensamos o quanto é bom ter um governo que olha para a população, que não os deixa sozinhos em nenhum momento, principalmente em uma situação como esta que vivemos. O sentimento é de gratidão por toda essa equipe”.

Membro da comunidade da Mussuca e responsável pelo grupo folclórico de São Gonçalo da comunidade, o professor de português Neilton Santana afirma que a união de esforços entre a Universidade Federal de Sergipe e o Governo do Estado, com o apoio do grupo Maratá, é bastante eficaz. “Neste momento de crise que estamos vivendo, uma atitude como esta é primordial por duas questões: a primeira são os testes propriamente ditos e a segunda é a conscientização da população, que recebem orientações sobre o uso de máscara e distanciamento social, tão necessários para o combate a essa doença”.
Outras comunidades quilombolas também passarão pelo mesmo processo, de acordo com cronograma definido pela UFS. Os empresários que quiserem contribuir com a campanha Solidarize-SE, podem entrar em contato por meio do site: https://www.inclusao.se.gov.br/solidarize-se/

SOLIDARIZE-SE
A campanha Solidarize-SE incentiva a população a se somar às iniciativas solidárias e ações de assistência às famílias vulneráveis desenvolvidas durante a pandemia de Covid-19, seja pelo poder público municipal e estadual ou pela sociedade civil, através da doação direta de alimentos, recursos ou itens de limpeza. A pessoa física ou jurídica que desejar e puder auxiliar poderá obter as informações necessárias através do site www.inclusao.se.gov.br/solidarize-se. Basta acessar o mapa de Sergipe disponível na página eletrônica, e clicar sobre o município sobre o qual deseja conhecer as formas de contribuir.
Fotos: Danillo França