Publicado em 21 de fevereiro de 2020 às 12:10.

Casa de Passagem Estadual incentiva Carnaval responsável e oferta testes rápidos a usuários


Celebração incluiu distribuição de kits do Projeto Odara com preservativos e material informativo sobre ISTs

Pensando em proporcionar um feriadão alegre e seguro para o público acolhido no equipamento socioassistencial, a secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social – SEIAS realizou o ‘Esquenta de Carnaval da Casa de Passagem Estadual’. Além de música, dança, guloseimas, decoração carnavalesca, fantasias, confete e serpentina, a celebração contou com a distribuição de kits confeccionados pelas internas do Presídio Feminino, através do Projeto Odara. Artigos em tecido com mensagens para o folião fazer um Carnaval responsável foram entregues, juntamente com preservativos, para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis – ISTs, fornecidos pela Secretaria de Estado da Saúde. Na ocasião, os técnicos em saúde do ‘Consultório na Rua’ ofereceram testes rápidos de Hepatite B, HIV e Sífilis, aos usuários do equipamento socioassistencial.

Segundo a coordenadora da Casa de Passagem, Jainne Oliveira, a instituição busca parcerias para promover atividades e levar serviços públicos a essas pessoas em situação de risco social, que se encontram em situação de rua ou que estão em trânsito interestadual ou intermunicipal. “Eu fui conhecer e fiquei encantada com o trabalho desenvolvido no Presídio Feminino, em Nossa Senhora do Socorro, e aí conseguimos essa parceria, para distribuir para os nossos 26 acolhidos, os kits Carnaval contendo ecobeg, chapéu e porta-lixo”. O projeto ‘Empoderar Mulheres para o mundo ficar Odara’, desenvolvido no Prefem, resgata a autoestima das internas, aprendendo uma profissão, e produz materiais que se somam às ações já desenvolvidas pelo governo contra o assédio e à violência contra a mulher.

O acolhido Ivonilton Nascimento era só alegria junto aos amigos que fez na Casa de Passagem, no momento de descontração. “Adorei, amei, nunca passei um momento tão bom como esse. O melhor Carnaval de todos que eu já tive. Pretendo ir curtir o Carnaval muito feliz. Esse kit que eu ganhei – e o melhor: saber do trabalho das meninas do Prefem – é sem palavras. Todas poderiam estar lá dentro pensando em coisas ruins, em maldades, no que aconteceu, mas estão procurando um meio de se reerguer, de voltar para a sociedade e tocar o barco para frente. Também fiz os testes rápidos, foi bom demais. Eu inclusive estava preocupado, fazia um bom tempo que eu não fazia isso, fiquei até meio constrangido, pensando que poderia vir alguma ‘bomba’, mas Graças a Deus, está tudo às mil maravilhas”, comemorou.

A Casa de Passagem, mantida pela Secretaria de Estado da Inclusão e da Assistência Social – SEIAS, tem 50 vagas para acolhimento para adultos e famílias, com oferta de lar temporário com dormida, higienização, assistência psicossocial, orientações, escuta qualificada, encaminhamentos para a rede pública intersetorial, e quatro refeições diárias em todos os dias da semana.

Jainne também reforça a importância da parceria com a SES e a SMS Aracaju. “Para rechear ainda mais o kit, conseguimos acrescentar preservativo, gel-lubrificante e material informativo de conscientização sobre ISTs, gentilmente fornecidos Secretaria de Estado da Saúde. Durante a festa também recebemos o pessoal do Consultório na Rua, da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju, para aplicar, na hora, os testes rápidos que detectam a hepatite B, a Sífilis e o HIV, para todo mundo pular carnaval tranquilo com a saúde”, concluiu a coordenadora da Casa de Passagem Estadual.