Publicado em 29 de janeiro de 2021 às 17:40.

Campanha “Proteger é Cuidar” leva máscaras e álcool para municípios do Baixo São Francisco


Populações em maior vulnerabilidade social receberam 700 máscaras e 108 litros de álcool para o enfrentamento à pandemia

Em uma importante ação de enfrentamento à pandemia de Covid-19, a Secretaria de Estado da Inclusão e Assistência Social (Seias) dá continuidade à Campanha “Proteger é Cuidar” e, nesta sexta-feira (29), entregou 700 máscaras e 108 litros de álcool a 70% destinados aos moradores da região do Baixo São Francisco sergipano. A entrega foi feita para a Articulação Popular São Francisco Vivo, em Neópolis, que fará a distribuição dos itens nas comunidades. Desde o ano passado, a campanha já forneceu mais de 100 mil máscaras de proteção respiratória e cerca de 13 mil litros de álcool a 70% (líquido e em gel) para as populações socialmente vulneráveis em Sergipe.

A referência técnica em Políticas para as Mulheres da Seias e presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (CEDM), Erika Leite, realizou a entrega para a organização comunitária. “Fizemos essa articulação com a São Francisco Vivo, através de Divaneide, que é uma das lideranças do Baixo São Francisco, e já temos essa parceria com ela desde o ano passado, com entregas anteriores. Essas doações serão feitas através de várias lideranças, principalmente mulheres, em povoados, comunidades, assentamentos, pois todas essas famílias estão precisando desse suporte. A pandemia ainda não acabou”, destacou Erika.

A representante da Articulação Popular São Francisco Vivo, Divaneide de Souza, conhecida como Diva, disse que a doação é fundamental para atender às famílias ao longo da pandemia. “Já recebemos mais de 3 mil máscaras e mais de 200 litros de álcool durante toda a pandemia para distribuirmos aqui, com a parceria do Estado. Essas ajudas foram de grande importância. Pudemos nos reunir nas comunidades, orientar sobre o uso das máscaras e do álcool, e também ajudar com os kits de alimentação”.

Diva conta ainda que, a cada entrega das doações, há também o compartilhamento de informações e instruções sobre medidas de proteção contra o novo coronavírus. “Fizemos as reuniões em todos os povoados de Neópolis e, como o movimento cobre o Baixo São Francisco, fomos em municípios como Brejo Grande, Santana do São Francisco, Ilha das Flores, alguns povoados de Propriá, assim como também o assentamento em Canhoba. Ou seja, todos esses insumos a gente distribuiu e continuará distribuindo para essas comunidades, sempre com as orientações para fortalecer os cuidados”, disse a liderança local.

A campanha “Proteger é Cuidar” destina-se a levar os itens de proteção para as populações socialmente vulneráveis em Sergipe, como comunidades tradicionais, entidades que atendem grupos vulneráveis, unidades de acolhimento para idosos, crianças e adolescentes, assim como também para a população que frequenta o Restaurante Popular Padre Pedro, em Aracaju, e também para trabalhadores da rede socioassistencial nos 75 municípios sergipanos (através da vertente “Cuidando de Quem Cuida”).

| Fotos: Pritty Reis