Camarote da Acessibilidade promove inclusão e conforto no Arraiá do Povo 2024

Além do camarote, a acessibilidade é garantida por meio  da presença de intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras), no Palco Rogério, nos shows de quinta-feira a domingo

Camarote da Acessibilidade promove inclusão e conforto no Arraiá do Povo 2024 // Foto: Diego Souza

O Arraiá do Povo 2024, na Orla da Atalaia, é um evento que celebra a diversidade e a alegria, garantindo que todos possam aproveitar o melhor dos festejos juninos, com respeito e igualdade de oportunidades. Exemplo disto é o Camarote da Acessibilidade, espaço inclusivo, que permite que pessoas com deficiência (PcD) participem dos festejos juninos com mais conforto e segurança.

Este ano, o camarote foi posicionado ao lado e mais próximo do palco Rogério, proporcionando uma visão privilegiada de todas as atrações. Com capacidade para 80 pessoas, o ambiente oferece água, cadeiras para aqueles com dificuldade de locomoção e um intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ação é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania (Seasic), em parceria com o Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência e Altas Habilidades (Conser).

No camarote, conselheiros e funcionários da Seasic estão disponíveis para tirar dúvidas e informar sobre os direitos das pessoas com deficiência. Para usufruir do Camarote da Acessibilidade é necessário apresentar um documento comprobatório de identificação, e cada pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida pode levar um acompanhante.

A secretária de estado da assistência social, inclusão e cidadania, Érica Mitidieri, destacou a importância da inclusão dentro dos festejos juninos. “Ter o Camarote da Acessibilidade aqui no Arraiá do Povo é muito importante. Ano passado tivemos, foi um sucesso de participação e este ano retornamos com mais conforto e proximidade do palco. É gratificante ver a alegria das pessoas por  terem espaços como este, para curtirem o São João com tranquilidade”, ressaltou a secretária.

Cleonice Marques foi só elogios para a iniciativa. Acompanhada do esposo José Manuel Marques, que é cadeirante, a pedagoga salientou o conforto e segurança proporcionados no espaço.  “O Camarote de Acessibilidade dá a oportunidade a pessoas com dificuldade de locomoção de participarem da festa sendo inseridas, e não num local isolado. O governo está de parabéns! Realmente o camarote veio para priorizar as pessoas, fazendo realmente a inclusão. É a primeira vez que viemos e voltaremos outras vezes, com certeza”, destacou.  

Quem também aproveitou a oportunidade foi o cadeirante Júnior Alves, de 32 anos. Para ele, participar do Arraiá do Povo é uma experiência única. “O Camarote da Acessibilidade no ano passado já foi maravilhoso, mas este ano, com a nova localização, a sensação de estar mais perto do palco foi melhor. Estou gostando muito. É a segunda noite que venho. A acessibilidade está maravilhosa! É muito importante esse espaço, porque as pessoas com necessidades especiais precisam também curtir o São João, e este espaço é uma forma democrática de estarmos incluídos”, declarou.  

Cristiane Gonçalves da Silva, mãe de Jonathan, de 8 anos, disse que ter um local como o Camarote da Acessibilidade faz toda a diferença na hora de curtir a festa.  “Meu filho ama música, e aqui ele pode aproveitar a festa com segurança e conforto. Fico tranquila, sabendo que temos um ambiente preparado para a necessidade dele. É um alívio e uma alegria”, disse.

País do forró

Durante 60 dias, o clima junino tomará conta do estado, fortalecendo o turismo, a cultura popular e aquecendo a economia em vários setores envolvidos na realização dos eventos. A programação do Arraiá do Povo e Vila do Forró é uma realização do Governo de Sergipe, por meio da Fundação de Cultura e Arte Aperipê (Funcap), Secretaria Especial da Comunicação (Secom), Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e Banese, com apoio da Energisa, Netiz e Shopping Jardins, e patrocínio da Eneva, Pisolar, Deso, Maratá, GBarbosa e Serviço Social do Comércio (Sesc).

Foto: Diego Souza
Foto: Diego Souza
Foto: Diego Souza

Última atualização: 13 de junho de 2024 08:15.

Pular para o conteúdo